sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Yoga Dance


Yoga e Dança... práticas irmãs de nos movermos no mundo. 

Ambas atividades buscam nossa integração em todos os níveis: físico, energético, mental, emocional. Unir essas duas práticas é amplificar os benefícios que cada uma oferece isoladamente.

O Yoga Dance oferece essa integração. 

Duas práticas milenares.
Duas práticas que espelham no exterior o mundo interno.
Duas práticas que expressam a alma.
E quando vivenciadas verdadeiramente são libertadoras.

Essas duas práticas nos levam ao mesmo lugar: dentro de nós mesmos, como diz Fernanda Cunha*.

Nesse método, a dança é uma expressão consciente. O Yoga Dance alia a consciência e os princípios do Yoga com a vibração do som e a liberdade da dança. A dança vista como um instrumento de conexão, libertação, cura e expressão da alma. 

Em uma prática de Yoga Dance utiliza-se uma dinâmica simples de movimentos de dança e movimentos inspirados nas posturas de Yoga (ásanas).

No Yoga Dance todo movimento se torna sagrado, seja inspirado em uma sequência de ásanas ou uma expressão da liberdade da própria dança interna. À medida que praticamos, essa dança interna ganha expressão e percebemos que devemos dançar para nós mesmos e não para os outros.

Dançar a própria realidade, dançar nossas emoções, nossa luz, nossa sombra, tudo o que nos compõe como seres.

O Yoga Dance combina movimento e respiração conscientes e uma dança livre e criativa, onde cada um é seu próprio coreógrafo, onde se baila sem certo ou errado, sem feio ou bonito. Nessa abordagem, o aluno se abre a uma nova forma de ver a si mesmo, de amar e aceitar seu corpo e seus movimentos. É uma oportunidade de deixar a alma bailar e fluir em conexão com o corpo e mente, uma oportunidade de estar em casa em seu próprio corpo.

A aula de Yoga Dance é uma viagem de autoexpressão, autolibertação, autoexploração e autocriação, onde criamos nossos próprios movimentos e nos movemos de forma livre e natural. Tudo isso embalados nos ritmos de todo o mundo, desde ritmos indianos, árabes, brasileiros, africanos, latinos, trance...

É importante destacar que não é preciso ser dançarino ou yogi para vivenciar o Yoga Dance, basta querer dançar na alegria de ser. 

Créditos da fotografia: Fabio Mori. Formação em Yoga Dance com Fernanda Cunha no Centro de Yoga Montanha Encantada, dez. 2014

*O método de Yoga Dance foi desenvolvido por Fernanda Cunha que buscou inspiração entre os mais considerados mestres do Yoga, buscou aqueles que fizeram essa bela integração entre Yoga e a Dança. Para mais informações sobre o método e sobre esta profissional incrível acesse clique aqui.

Referências:
CUNHA, Fernanda. Yoga Dance, Manual do Professor. SP, 2013.
Curso de Formação em Yoga Dance. Dez. 2014.

Ceci n'est pas une pipe

Ceci n'est pas une pipe
Renè Magritte

Joy

Joy
Erik Drooker